Dicas para fazer seu bebê dormir e ter um sono de qualidade

Por Patrícia Azevedo em 06/02/2017 -

Dicas para fazer o bebê dormir. Será que a gente consegue?

Algumas mamães e papais têm dificuldade de criar uma rotina do sono e precisam lidar com choros durante a noite, já que colocar o bebê para dormir nem sempre é uma tarefa fácil. Para acostumar seu bebê com a hora de dormir, é importante criar alguns hábitos que indiquem a ele que está na hora de relaxar. Alguns recursos podem se tornar grandes aliados, como os banhos, massagens e músicas de ninar. Repetindo essa rotina do sono todos os dias, o bebê entenderá o que vai acontecer e, quanto mais relaxado estiver, mais provável será que ele vá para a cama sem problemas e durma rápido.

bebedormindo

Veja como criar a rotina do sono ideal para o seu bebê:

A rotina do sono fica a seu critério, ela pode incluir um banho relaxante, seguido pela troca da roupinha pelo pijama, uma historinha, conversa, uma brincadeira mais tranquila. A única regra é que as atividades tenham efeito calmante. Esse ritual pode ter início em qualquer lugar, mas é preciso que termine no quartinho do bebê, assim ele vai entender que o quarto é sinônimo de descanso. É por isso que é importante que o cômodo seja um lugar gostoso e agradável para o bebê, isso ajuda a criar a ideia de que lá é um lugar de segurança para dormir mesmo que sem a mãe.

O banho pode ser a melhor alternativa a favor do sono. Antes de dormir, dê um banho com água morna no seu filho. Na banheira, ele pode ficar com o corpo imerso por algum tempo até a água quentinha deixá-lo relaxado. Antes ou depois desse ritual, uma outra dica para relaxar é fazer uma massagem usando um óleo ou creme específico para bebês. Se o bebê costuma ficar agitado na banheira, evite fazer isso antes do sono e tente apenas a massagem.

Se pensar em dar de mamar para o bebê logo antes de dormir, esqueça! Associar o sono à alimentação pode trazer muitos problemas para seu filho no futuro. Ao invés disso, deixe a mamada para antes do banho, ou antes da primeira etapa da rotina do sono.

Contar histórias usando livros é uma ótima solução para fazê-lo cair no sono. Não se preocupe se precisar ler mais de um livro, mas estabeleça um limite de histórias para que ele entenda que existe um momento em que deve ceder. A leitura para as crianças tem um efeito muito positivo a longo prazo, pois estimula o vocabulário e a inteligência dos pequenos, que podem aprender mais cedo a falar e a ler. Caso seu filho seja muito pequeno, você pode pegá-lo no colo e contar sobre o que vocês fizeram durante o dia. A voz dos pais acalma e traz segurança.

bebedormindo1

Brincadeiras mais calmas e menos estimulantes são bem-vindas antes de colocar o bebê no berço. Elas podem ser feitas no chão do quarto, da sala, ou em uma poltrona confortável com seu pequeno no colo. Pode ser uma brincadeirinha simples de esconder o rosto, qualquer coisa que distraia seu filho e não o deixe muito excitado. Isso serve para gastar qualquer energia extra que tenha sobrado do dia e possa impedir a rotina do sono.

Uma tática poderosa para as mamães e papais é a música! Cantar para o bebê ou deixar uma música de ninar tocando no quarto pode facilitar muito para que o sono finalmente venha. Cante para o bebê quando ele já estiver no berço, assim ele cairá no sono sem precisar ser perturbado pelo movimento do colo. Se possível, deixe um som com uma música bem calma tocando no ambiente em volume baixo.

Outra dica popular é a de adotar as naninhas como aliadas da rotina do sono. A naninha do bebê pode ser um bichinho ou bonequinho que sirva como sinônimo da hora de dormir. Até crianças mais velhas podem continuar com o hábito de ter uma naninha. Esses objetos de estimação podem trazer mais segurança. O objetivo do ritual e da naninha é ensinar o bebê a adormecer sozinho, porque sempre que ele despertar no meio da noite precisará voltar a dormir de preferência sem você.

O objetivo da rotina do sono é fazer seu filho dormir sem ajuda e torná-lo mais independente. Faça isso com muito amor e atenção para que seu filho se sinta protegido, amado e mais confiante para realizar tarefas sozinho no futuro.

Fonte: www.berco.com.br

Fotos: Jess Morgan


2 Comentários

  1. gabriela disse:

    O curso Fada do Sono é um treinamento de “mãe para mãe” testado e aprovado para mães brasileiras que desejam não só voltar a dormir noite inteira, mas também desfrutar de MAIS TEMPO, pra assistir TV,

  2. gabriella disse:

    Muito bom esse método, super indico!

Deixe o seu comentário!




Posts mais lidos

Cremes para Estrias

Avaliação dos cremes para Estrias

Na gravidez temos muitas preocupações e dúvidas, uma delas é o medo das Estrias. Veja minha avaliação dos cremes que usei na minha última gestação.

70 Pessoas gostaram
Ensaio de gestante

Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Dores na gravidez é uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez? Veja Agora!

225 Pessoas gostaram
Foto do Benjamin

Inspiração: Idéias de fotos para registrar os meses do bebê.

Veja agora idéias para registrar todos os meses do seu bebê até 1 ano de idade.

44 Pessoas gostaram

INSTAGRAM @GRAVIDASEANTENADAS