Exercícios na gestação
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Benefícios da hidroginástica na gestação

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Exercícios na gestação
Foto: Amaral Natação

No período da gravidez o organismo apresenta várias modificações anatômicas e a parede abdominal é a primeira a sentir essas modificações, deslocando o centro de gravidade, sujeitando as grávidas à lordose lombar, à medida que a barriga aumenta. A cintura pélvica aumenta 60% sua mobilidade devido à relaxinas, o quadril aumenta também o seu tamanho para ampliar o espaço a abrigar o bebê.

O diafragma é comprimido devido ao maior volume uterino, dificultando-lhe a respiração, o estômago tem eixo alterado para a horizontal, dificultando a digestão, as glândulas mamárias têm seu volume aumentado, solicitando mais músculos dorsais e peitorais.

Mulheres que se exercitam antes da gravidez e que continuam a faze-lo durante a gestação tendem a ganhar menos peso, além de dar à luz bebês mais saudáveis, e suportar melhor as exigências físicas do parto natural.

A atividade cardiovascular durante a gestação é mais alta do que no período não gestacional, porém a prática regular de exercícios físicos reduz essa demanda cardiovascular levando a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumenta o volume de sangue circulante, a capacidade de oxigenação e reduz a incidência de diabetes gestacional (condições que afeta 5% das gestantes), além disso, a atividade física pode contribuir para manter os níveis glicêmicos normais nessa fase.

Por meio da pratica da hidroginástica a gestante poderá diminuir as diversas dores de origem musculoesquelética, em razão do fortalecimento de músculos fracos e encurtados, levando a adoção de uma postura corporal mais adequada, contribuindo para o aumento do gasto energético, sendo coadjuvante no controle do peso corporal, evitando uma maior sobre carga articular em virtude de um peso excessivo.

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Os benefícios de um programa regular de atividade física durante a gestação se aplicam também a esfera emocional, aumentando sua autoconfiança e autoestima, além de proporcionar a sensação de bem-estar em virtude da elevação da produção de neurotransmissores como a serotonina e beta-endorfina. Alguns estudos sugerem ainda que a prática de exercícios físicos durante a gravidez exerce proteção contra a depressão puerperal.

Além da hidroginástica, deve-se associar a Drenagem Linfática Manual (DLM) que na gestante tem ação descongestionante, removendo as toxinas do metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Favorece o retorno da linfa para à corrente sanguínea, ativando a circulação e reduzindo o edema. Desta forma, induz o relaxamento psíquico e à sensação de bem-estar e conforto, promovendo emoções positivas ao bebê. A técnica da DLM deve ser realizada por um Fisioterapeuta capacitado, com conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema linfático, visto que, existem contra-indicações.

Fonte: http://www.biossaude.com.br/

Cuidados com bebê recém-nascido


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Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

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