Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Por Patrícia Azevedo em 11/01/2016 -

Dores na gravidez é uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez?

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. Devemos lembrar que útero é um órgão super elástico, na verdade é um músculo e inicialmente (normalmente) é do tamanho de um punho fechado. Conforme a gravidez vai evoluindo, ele começa a inchar e aí surge o motivo das cólicas. No laudo do primeiro ultrassom, é possível o resultado e geralmente vem escrito da seguinte forma: útero aumentado com aspecto gravídico.

Ensaio de grávida

Foto: Rylee Hitchner

No começo, a progesterona e o HCG fazem a manutenção da gravidez e o útero inchado é consequência disso. Essas alterações hormonais causam cólicas, desconfortos, incômodos etc. Passando essa fase, começa a fase do desconforto por conta dos músculos se afrouxando e dos órgãos em deslocamento dentro do corpo. Você sabia que os órgãos se realocam dentro do corpo, causando essas dores na gravidez? O intestino, o estômago, o fígado e até mesmo o coração vão se ajeitando de forma diferente do original para dar espaço ao útero e ao bebê. Por isso, dores na gravidez são comuns e dependendo da sua sensibilidade a elas, pode-se tornar motivo de queixas para o médico. Dores na gravidez são passageiras e podem ir e vir conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança.

logo
cesto lojinha nuvem noos
cliqueaqui

 

E as Dores Mais Fortes?

Dores do baixo ventre no segundo trimestre de gravidez é muito comum. Nesta fase os músculos de baixo da barriga têm que dar conta de relaxar para acomodar o novo peso e a nova condição da mulher. E se você é do tipo magrinha, pode sentir mais forte essa dor devido ao relaxamento intenso da musculatura. Essas dores podem ser em baixo, próximo à virilha e dos lados. Para isso, é legal uma cinta para sustentação do peso da barriga. Nas dores comuns da gravidez também se enquadra a dor na região pélvica. Eu mesma tinha a sensação de pontadas lá em baixo na vagina! Sim na vagina! Dava medo, mas eu sabia que era pelo peso da gravidez. Muitas vezes, essas pontadas podem ser sinal de que o bebê está encaixando, ou mesmo da pressão que o bebê faz com seus movimentos. Dói, mas vale muito a pena!

Ensaio de gestante

Foto: Koren Reyes

Agora, existem dores que não são especificas da fase, como a dor ciática na gravidez. Ela não é especificamente da gravidez, pois a mulher pode já ter algum problema com o nervo ciático mesmo antes da gestação. Mas também pode ser que esse problema da dor ciática devido ao peso da barriga. No final das contas, dor ciática na gravidez é muito comum. Outra dor que também é super comum é a dor da síndrome do túnel de carpo. Ela acomete o nervo do braço, do antebraço mais especificamente. Dói e muito! Tem mulheres que até mesmo perdem a força na mão por conta dessa síndrome que é infelizmente comum entre grávidas. Como tratamento, o médico ginecologista pode recomendar desde fisioterapia até medicamentos específicos para gestantes.

Lembrem-se que dores no baixo ventre são comuns, o anormal nesse caso é sentir vontade excessiva de fazer xixi, sentir dores e sair apenas um pouco de urina, gotinhas de xixi. Essas dores podem ser de uma infecção urinária. Seja qual a dor que você esteja sentindo, o melhor é falar com seu obstetra. Ele saberá como conduzir e caso precise de medicação para dor, ele receitará!

Fonte: Trocando Fraldas


47 Comentários

  1. Pâmela disse:

    Nossa…como estou aliviada de saber que dores mesmo sendo um pouco mais fortes no começo da gravidez é comum!!!
    Estou de 3 meses e estou sentindo exatamente que foi dito na postagem!!!!

  2. vanessa disse:

    Olá estou com 6 meses sinto uma dor muito forte entre as pernas como se tivesse feito exercícios físicos q até pra andar sinto dificuldades.

    • Patrícia Azevedo disse:

      Olá Vanessa,

      Dores nas pernas são comuns na gravidez, você engordou quantos quilos até agora? Por que geralmente o cansaço é por causa do peso da barriga.
      Eu tinha também e toda a noite quando chegava em casa colocava meus pés no sal grosso e água quente, depois colocava as pernas pra cima. Aliviava bastante viu!

      Qualquer dúvida também, peça algumas dicas para seu médico.

      Beijos : )

  3. Pollyane disse:

    Dor na gestação é horrível!
    Estou de 32 semanas, e estou com disfunção na Sinfese Púbica.
    Não consigo mais fazer nada!
    Só eu sei o q passo!

  4. Franciele disse:

    Ei meninas me ajudem sinto colicas que vem e vai muito desconforto lombar e uma insonia terrivel vou ao banheiro toda hora estou na duvida serar que estou gravida me ajudem!!!

  5. Mayara disse:

    Estou sentindo uma dor horrível na barriga a 4 dias não consigo comer nada , pois como e já vômito não sei o que fazer fui ao médico ele disse q é normal . Não estou aguentando mais . Algo caso semelhante por aqui ?

  6. Luciane disse:

    Estou com 5 semana e ja esta com 2 episódios de dores muito fortes no baixo ventre e na lombar. Mais as dores são muitos fortes. Meu medico me orientou a tomar buscoduo. Sera q essas dores no inicio e normal? Essas dores toda fez q sinto choro muito e demora em torno de meia hora pra passa.

    • Luana disse:

      Ola, sou nova por aqui, gostava de saber como foi que resolveste essa dor, pois estou na mesma situação agora.
      Me responda pf obrigada

    • Débora disse:

      Comigo acontece a mesma coisa, fui parar no hospital por causa das dores muito fortes, e descobri que estou grávida. A dor dura em torno de 20 min e é muito forte, nem o remédio ajuda, já não sei mais o que fazer. Vou ter que ir em outro médico para ver se consigo descobrir

  7. Marina Goncalinho disse:

    Estou de 12 semanas e 4 dias.. ontem tive um episodio de stresse e nervosismo que me deixou preocupada. Logo depois senti dores fortes na barriga e na manha seguinte nao tive nauseas nem vomitos como é comum ter sempre. Sera que pode ter acontecido alguma coisa? Estou preocupada obrigada

  8. raquel disse:

    ola, estou com 33 semanas e desde ontem eu sinto umas pontadas na vagina as vezes é um pouco forte e hj eu senti cólica, será que é normal?

  9. ketlyn disse:

    S.O.S ME AJUDE PFV

    bom vou explicar bem rapido facil e simples
    minha ultima menstruação foi no final do mes passado so nao me lembro o dia
    dia 13/06 agora tive rlç sexuais sem camisinha e ele gozou dentro
    estou em perio fertio
    queria saber
    1-provavelmente estou gravida ?
    2-quais os sintomas nos primeiros dias ?
    3-como entender as semanas da gravides ?
    4-oque nao ps fazer oque nao ps comer oque no ps beber na gravides ?

    agradeço des de ja obgd bjs

  10. Geiza alves disse:

    Estou com 19 semanas de gravidez sinto muita vontade de fazer xixi mais acontece mais a noite na hora que estou naquele sono tão bom mais depois de urinar eu sinto mais vontade mais guando vou ao banheiro só sair umas gotinhas.alguém pode me dizer o que é isso se devo me preocupar.obg

  11. aline disse:

    bom dia, estou com duvidas “menstruei” foi menos dias que das outras vezes e nao foi muito, e depois disso estou sentindo uma pressao no pé da barriga e colicas mais leves com frequencia, alguem pode me dizer o que significa ?
    obrigado

  12. Evellyn disse:

    Ai meninas mim sinto um pouco aliviada por saber que ter dor e normal, estou com quase 6 meses e nem engordei muito e minha barriga começou a ser visivel o crescimento,sinto dores terrivel nas costas no bumbum, quadris e estou sentido pontadas na vagina sei q é normal, mais essas dores mim encomoda muito principalmente quando mim deito reta parece q todos os meus ossos estao se quebrando e nem sei q posiçao dormi.

  13. Cristina disse:

    Estou com 4 dias de atraso menstrual e sinto uma dorzinha na virilha do lado esquerdo,e umas fiscadinhas do lado esquerdo do umbigo e cólicas fraquinha q vai e volta pode ser sinal de gravidez?

  14. Fernanda disse:

    Meninas eu acho que estou gravida de 4 semanas e 4 dias. Pela minhas contas porque hoje fez 6 dias que minha menstruaçao nao veio. Mas sinto umas visgas na vargina, e meu seios muito doloridos. Sera que estou gravida mesmo???!

  15. Manuela disse:

    Sento pontadas no canal vaginal nas primeiras semanas de gravidez.
    Fiz exames de sangue e urina e esta tudo normal.
    Porque sera que sinto tanta dor?

  16. Olá Tou Com 3 Neses De Gravidez, E Estou Sentindo Um Peso Muito Grande Na Minha Vagina, É Normal?

  17. Beatriz disse:

    Olla estou com 14 semanas e vai fzer dois dias que sinto dores do lado da barriga e no ventre…i muito xixi oque pode ser?

    • Patrícia Azevedo disse:

      Beatriz, acredito que esses incômodos são normais, mas aconselho a fazer o pre-natal com um Obstetra, somente o médico poderá ver seu estado de saúde. bjs

  18. cristiane disse:

    Olá! meninas me chamo cristiane estou gravida de onze semanas sinto muito dor nas costas fico aliviada em saber que e normal sentir dor nas costas com onze semanas de gravidez

  19. Maris disse:

    Ola! Estou com 12 semanas e 4 dias… E de vez em quando sinto dores na barriga ( na parte do estomago) e nos lados?! Sera normal? Doi muito nem tenho posicao pra durmir…mas logo passa

  20. Cassandra disse:

    Olá eu tou grávida com cinco meses e uma semanas e normal sentir muitas dores no pé da barriga. Muita mesmo não consigo nen dormi e nen andar

    • Patrícia Azevedo disse:

      Olá, Cassandra!
      Aconselho você a procurar um médico, porque dores são até normais, mas só um médico pode avaliar sua condição.

      Beijos,

      Patricia

  21. Suelem disse:

    Olá mt foi 02/10/17 e no final doeu ciclo eu tive relação desprotegida depois de 7dias saiu uma borra de cor de café bem escuro durou dois dias e depois tive cólicas e muitas dor de cabeça por 5dias ando cansada e com sono será que eu posso está grávida

  22. Mi há mestruaçao véi 3 dias antes e fãs um mês q estou sentindo fisgadas no seio e quando encosto está muito delicado e tenho tipo fisgadas na costela dores perto do umbigo e dor nas costas posso estar grávida alguém me ajuda por favor

  23. Edna Michelle disse:

    Minha menstruação veio pela ultima vez na ultima semana de Agosto estou na última semana de outubro e não mestruo sentindo muita cólica e dor nas pernas .Sera positivo?

  24. Taynara disse:

    Estou com dores constantes na lombar e no pé da barriga elas não passam posso toma o remédio mais não adianta, já estou com 16 semanas e 6 dias e não melhora,o que devo fazer?

  25. Milena disse:

    Tô com uma dúvida, mestruei mês passado dia

  26. Milena disse:

    Me ajudem….E que mestruei dia 22/11normal logo apois o término do remédio,dia 24/11 minha mestruação foi embora…..logo apois a mestruação ter ido embora n tomei minha medicação que seria no dia 28/11 daí não tomei tive relações com o marido desprotegida,tô sentindo dores nas pernas,meu seio cresceram um pouco e tô sentindo do dor no pé da barriga….dói e passa depois mais sempre uma dorzinha chata….posso tá grávida?

  27. Raquel disse:

    Eu tbm gostaria de saber, vi que sua publicação foi em junho vc já está melhor?

  28. Thhaciana disse:

    Olá sou nova aqui descobri q estou de 2 meses.. nao foi planejado..por isso estou mto assustada.

  29. Fátima disse:

    Boa noite… Estou grávida de apenas 4 semanas e estou sentindo incômodos no ultero e comum …
    Principalmente quando tenho relação sexual.

  30. Fernanda disse:

    Oi,estou com 24 semanas e sinto pontadas mt fortes do lado direito quando tô terminando de fazer xixi, será q é normal?

  31. Carla Regina Stavarengo disse:

    Olá meninas estou grávida de 6 semanas e 2 dias, estou sentindo colicas e dor na vagina, já tive um aborto e a sensação e o medo de perder novamente é grande, então vocês acham que é normal está colica no ínicio não tenho snagramento.

  32. Daniele disse:

    Olá boa noite!
    Estou com dúvidas: minha menstruação esses dois meses tem vindo tão ralinha, e sinto alguns desconfortos. Será gravidez?:

  33. Daniele disse:

    Cólicas,dores nas costas, pernas, abdomen inchado e outra a minha filha de 3anos vem falando em irmaozinho direto!!! Diz ser José, o nome que pensamos em dar se tivéssemos um menino. Mas ela não sabia disso!!

  34. Bárbara vieira disse:

    Olá, então em dezembro minha menstruação veiu lá pelo dia 26-27 e só durou três dias , sempre fiz sexo sem proteção, sou casada e queremos ter um bebê, pois bem a virada do ano passou . E lá pelos dias 15-16-17 ( não me lembro certo o dia ) senti cólicas do lado direito so deu duas vezes forte e não deu mais ja era de noite , fui durmo no outro dia acordei fui no banheiro e tinha umas manchinhas marron quase nada . Pensei que era sujeirinha, hoje é dia 30 de janeiro . Minha menstruação não veiu , ela é regulada vem entre esses dois dias, ontem começou a dar fisgadas como se fosse cólica bem fraquinha mais continuo q incomoda e hoje dia 30 até agora tou assim é sentindo a barriga estranha . A dor e do lado esquerdo agora … Me ajudem a entender … Obg

  35. Lidiane Pereira de souza disse:

    Estou grávida há dois meses estou com um pouco de sagramento e umas pontadas forte na barriga e normal. ?

Deixe o seu comentário!




Posts mais lidos

gravidez

10 cremes para evitar estrias na gestação e dicas de cuidados

Veja agora os cuidados que você deve ter na gestação e dicas de cremes para estrias.

63 Pessoas gostaram
Foto do Benjamin

Inspiração: Idéias de fotos para registrar os meses do bebê.

Veja agora idéias para registrar todos os meses do seu bebê até 1 ano de idade.

57 Pessoas gostaram
Ensaio de gestante

Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Dores na gravidez é uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez? Veja Agora!

335 Pessoas gostaram

INSTAGRAM @GRAVIDASEANTENADAS