Batismo
Sem categoria

8 atitudes que esperamos dos padrinhos de nossos filhos!

------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  • 115
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    115
    Shares

Batismo

Olá antenadas, hoje resolvi compartilhar as atitudes que esperamos dos padrinhos dos nossos filhos.

Muitas leitoras aqui, gravidinhas, devem estar no momento de quem escolher para batizar o seu maior tesouro, “o bebê”, não é uma escolha tão simples para muitas famílias, ainda mais quem tem muitos irmãos, amigos ou tios queridos, eu mesma fiquei na dúvida de 3 casais.

A dica que vou dar, antes de relacionar o papel dos padrinhos, é um pensamento de alerta de como fazer a escolha certa, que muitas vezes, decidimos por impulso.

#pensamento – Pense o seguinte… a função original do padrinho é tutelar a criança caso, por razões diversas, ela perca os pais. Por isso, diferentemente do que se pensa, é interessante escolher alguém jovem o suficiente para isso e que não só dê conta do recado como goste de fazê-lo por você, caso seja necessário.

Agora vou relacionar as atitudes que esse casal deve ter na vida do seu (a) filho (a).

1 – Presença

A presença é sem dúvida o primeiro da lista, acredito que a presença da pessoa é muito mais importante do que os presentes dados em épocas comemorativas. Participar da vida e educação de uma criança, além de ser prazeroso, é sem dúvida saudável para relação com os padrinhos.

2 – Educação

Conversar, ler historinhas, ensinar o certo e errado e até mesmo dar uma “bronquinha” quando merecer, também é papel dos padrinhos.

3 – Situações difíceis

Os padrinhos devem apoiar o (a) afilhado (a) nas horas de necessidade, pode ser uma nota vermelha na escola, uma ida no hospital, ou até motivos mais sérios, se os pais da criança ou do jovem precisar de um help, bora ajudar!

4 – Emoções

Quando os padrinhos se emocionam junto com os pais, pode ser por uma simples apresentação na escola, eles demostram que também são entregues de corpo e alma para seu filho. Isso é maravilhoso!

Leia mais:  Lembranças Especiais, para momentos únicos

5 – Responsabilidades

Quando escolhemos o segundo pai e a segunda mãe para nossos filhos, logo esperamos que eles tenham a responsabilidade de zelar pela criação deles. O batismo é um presente de Deus, assim como a vida dos nossos pequenos.

6 – Confiança

Assim como a responsabilidade, a confiança é aplicada nos padrinhos. Como disse acima, qualquer coisa que aconteça aos pais da criança, os cuidados serão remetidos aos padrinhos, tanto a criação da criança quanto os cuidados com a educação, bem-estar e tudo mais o que os pais da criança se preocupariam.

7 – Amizade

Estabeleça uma amizade com seu afilhado (a), procure saber o que ele (a) gosta ou não, os interesses da criança, o que ele gosta de fazer, enfim… porque não passar um final de semana juntos?

8 – Mimos e Presentes

Estar presente com seu (a) afilhado (a), não é dar presentes, não é mimar, mas é realizar todas as tarefas acima. Dê presentes e mimos na hora certa e nos momentos certos. : )

E abaixo alguns detalhes enviados pelas leitoras, que achei importantíssimo:

A missão dos padrinhos é ajudar os pais na orientação religiosa dos afilhados. Afinal, o batismo é sim, um ato religoso, um sacramento. Senão, seria realizado em qualquer lugar, por qualquer um e não numa igreja ou templo por um padre ou pastor, conforme a religião de cada um. Por: Andreia

Só acrescentando que padrinhos de batismo é referente a religiao… Cada religiao tem seu batismo e devemos respeitar todas, porem quando escolhe um padrinho de Batismo sua maior missao é ensinar, orientar seu afilhado na religiao a que pertence!! Por: Janaina 

Amei ajudinha meninas. : )

Compartilhe com os padrinhos dos seus filhos! bjs

Foto:  littleblessingschristenings.com

Cuidados com bebê recém-nascido


------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  • 115
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    115
    Shares

Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

6 Comments

  • Janaina

    Só acrescentando que padrinhos de batismo é referente a religiao… Cada religiao tem seu batismo e devemos respeitar todas, porem quando escolhe um padrinho de Batismo sua maior missao é ensinar, orientar seu afilhado na religiao a que pertence!!

    Obrigada e otimo texto!!

    • Patrícia Azevedo

      Oii Janaina, de fato a orientação religiosa, seja qual for, é muito importante! Estou incluindo no texto! Obrigada.

      Adoro quando vocês me escrevem e me ajudam por aqui. : )

  • Andreia Silveira

    Faltou, na verdade, o principal: a missão dos padrinhos é ajudar os pais na orientação religiosa dos afilhados. Afinal, o batismo é sim, um ato religoso, um sacramento. Senão, seria realizado em qualquer lugar, por qualquer um e não numa igreja ou templo por um padre ou pastor, conforme a religião de cada um.

  • Maria de Fátima

    Veja o quanto é importante esse sacramento! O batismo torna a pessoa filha de Deus, e ela passa a fazer parte da família de Jesus, que é a Igreja. O batizado se torna um membro ativo, uma testemunha que vive a missão de anunciar Cristo aos povos. Por isso, aqueles que serão escolhidos para acompanharem os batizados, precisam ter algumas características importantes. Não basta ser alguém conhecido, amigo, parente, rico ou “uma pessoa boa, que faz parte da minha história”, pode até trazer as caraterísticas citadas, entretanto, vejamos o que o Código de Direito Canônico diz:

    Cân. 872 – Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.
    Fonte: Canção Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *