15 Mitos que chateiam as gravidas
Sem categoria

11 Mitos que chateiam as grávidas

------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

gravidairritada

Foto: Google Image

Durante a gravidez, a mulher tem inúmeras mudanças de hábitos. Algumas realmente são necessárias para garantir a sua saúde e a do bebê, mas outras podem ser nada mais do que mitos. A condição de uma mulher grávida é muito delicada e única, um momento especial que muitas vezes outras pessoas querem participar, principalmente pessoas mais próximas. Assim que a mulher pega seu teste positivo de gravidez, além de muitas emoções, muitas vezes ela escutará ao longo das suas 40 semanas muitos mitos e tudo isso pode confundir a gestante, tornando esse período menos agradável do que deveria ser.

Hoje selecionei onze mitos para você fazer “cara de paisagem” e fingir que não é com você, caso escute de alguém algumas dessas… kkkk afinal pra que estressar?

1 – Grávida não pode fazer sexo… oi? Você escutará que a relação sexual machuca o bebê, certeza!

A relação sexual com o parceiro é permitida durante todos os meses, já que a saúde do bebê não é prejudicada durante a relação sexual. O sexo é permito durante toda a gravidez, a não ser que existam intercorrências como sangramento e contrações.

Muitas mulheres ficam preocupadas com a possível perda de desejo sexual durante esse período, mas pesquisas mostram que esses casos são minoria. Segundo um estudo feito pelo Hospital de Santa Maria, em Portugal, 89% das mulheres não sentiram diferença no desejo sexual durante a gravidez.

2 – Você saberá o sexo do seu bebê pelo formato da sua barriga, sim, escutei de váaaarias pessoas e esse mito clássico.

Antigamente, a sabedoria popular dizia que barriga da mulher que esperava um menino seria mais pontuda, enquanto a da futura mãe de uma menina seria mais arredondada. É provável que a teoria tenha se baseado no fato de que os bebês do sexo masculino tendem a ser maiores, o que deixaria o abdômen da mãe mais proeminente. Hoje, entretanto, o pais podem contar com a ajuda da ciência para acabar com a dúvida – e descobrir o sexo do bebê cada vez mais cedo.

Os exames mais comuns são o da sexagem fetal e o tradicional ultrassom, mas é possível saber se o enxoval será rosa ou azul até mesmo por um teste de urina.

3 – Gestantes não podem tomar sol, cuidado!  

A vitamina D, que é absorvida pelas células quando a pele entra em contato com os raios solares, é essencial para a saúde tanto da mulher quanto do bebê. Por isso, a grávida precisa, sim, tomar sol regularmente.

No entanto, como a pele da gestante tem risco maior de ficar com manchas devido a mudanças hormonais, é preciso evitar o sol das 10 até às 16 horas e sempre usar protetor solar com fator de proteção maior do que 30.

4 – Ahh se você está com tanta azia é porque seu bebê é cabeludo. 

Essa é um clássico e é mito. Surgiu até por um fundamento, porque, quando está crescendo o cabelo do bebê, por volta de 22 semanas de gestação, é o período em que o útero ultrapassa a altura do umbigo e empurra o estômago para cima. Não tem nenhum vínculo, nada a ver.

5 – E você adora uma comida Japonesa, mas vai escutar… Cuidado, você sabia que mulher grávida não pode comer comida Japonesa? 

O risco é o mesmo de uma mulher não grávida: ter uma infecção intestinal. Teríamos que abolir também a salada. Vai que ela está mal lavada? Se for comer em um restaurante de confiança ou comprar o peixe em casa, tudo bem.

6 – Grávida não pode fazer depilação com cera. Foi seu médico quem falou isso? Então…

A depilação com cera quente ou feita com lâmina pode ser feita sem restrições. No entanto, a chamada depilação definitiva, ou depilação a laser, não é recomendada em nenhuma parte do corpo, já que nunca foram feitos testes para saber qual é o efeito do laser no bebê.

Leia mais:  Entenda a Gravidez Ectópica

7 – Aí você é loira ou como eu tem muuuito cabelo branco… Certeza  que aquela sua amiga vai falar… Puxa e agora? Como você vai manter esse cabelo? 

Apesar de muitas mamães evitarem o processo durante os 9 meses de gestação, elas podem sim pintar os cabelos, mas só a partir da 12ª semana. As tinturas para cabelo e os tonalizantes são compostos por substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e provocar malformações no feto.

“A partir da 12ª semana de gravidez as chances de malformação diminuem”, explica Roberto Eduardo Bittar, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

Dica: Mas lembre-se e pergunte para seu médico, ok!!!

8 – Ai você saiu com as amigas, todas só na “cervejinha”, logicamente você solta que quer um suco… Certeza que pelo menos uma vai soltar… Mas é só um gole!

Então amiga…

De acordo com a especialista, beber qualquer quantidade de álcool é desaconselhável durante a gestação. “É muito importante que a mulher corte o consumo de bebida alcoólica de sua rotina, já que pesquisas mostram que até o consumo apenas social de álcool pode levar à Síndrome Alcoólica Fetal”, alerta Viviane Lopes, do Laboratório Femme, especializado em saúde da mulher. A Síndrome Alcoólica Fetal é caracterizada pela má-formação do feto causada pela ingestão de álcool pela mãe.

9 – Outra clássica: Tomar cerveja preta faz a mulher ter mais leite… Ué? Mas se você não pode beber na gestação e nem quando está amamentando… Essa informação não bate muito!

Não se sabe ao certo a origem da relação entre a bebida e a gestação. Há uma hipótese de que as mulheres que faziam uso de bebida alcoólica não eram bem vistas pela sociedade.

Por apresentar um teor alcoólico menor, a cerveja preta recebeu um status de bebida para “mulheres decentes”. Em outras palavras, convencionou-se uma bebida “de mães”. A partir disso, essa relação tem se reinventado com o passar dos anos.

Os especialistas e estudos científicos atestam os malefícios da bebida alcoólica na formação do feto.

Apesar do teor alcoólico da cerveja preta ser inferior ao das comuns, a regra é não fazer uso de bebida alcoólica nenhuma durante a gravidez e no período de amamentação também.

10 – Menina, você precisa comer por dois! Aham ah tá… Você que é toda trabalhada em cuidados com o corpo vai amar escutar isso. #sóquenão!

A alimentação na gravidez está cercada de mitos. Falar que a grávida precisa comer por dois é um deles. Assim como quando a mulher não está grávida, o importante é ter um prato variado e colorido, que contenha vegetais, frutas, legumes, carboidratos, proteínas e gorduras, além de muita água.

Para garantir disposição o dia todo e ajudar a combater problemas como náuseas, cansaço e azia, as refeições devem ser divididas entre três principais: café da manhã, almoço e jantar. As gestantes também devem se alimentar de três em três horas. Para isso, o melhor é realizar lanches saudáveis (frutas, iogurtes, cereais) entre as refeições.

11 – Cuidado, não faça isso ou não faça aquilo…

Gente, gravidez não é doença, gravidez é saúde! Você só precisa seguir as orientações do seu médico do que realmente você pode ou não e é de acordo com suas condições, porque cada caso é um caso.

Espero que tenham gostado e se você escutou algum mito absurdo por aí e eu não relacionei, me conta por aqui nos comentários, ok?

Beijos carinhosos

Fontes: www.minhavida.com.brdomingosmantelli.com.brrevistacrescer.globo.comdelas.ig.com.br, www.gestacaobebe.com.br.

 

Cuidados com bebê recém-nascido


------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

6 Comments

  • Isabela

    Ontem ouvi uma hilária! Estava lanchando, comendo uma goiaba e eis que uma criatura surge e solta a pérola: “Olha, você vai ter seu bebê em breve, então não coma goiaba porque goiaba prende tudo, goiaba fecha tudo e você vai acabar tendo dificuldades na hora do parto por causa disso!” Oi? Alguém me explica? Fiz cara de paisagem e respondi: hoje o neném tá com vontade de comer goiaba! kkkkkkkk

  • Ana

    Por aqui escuto muito de não poder lavar o cabelo por 40 dias que dá recaída (sabe-se lá o q querem dizer com isso) outra bem comum e é que não se pode se olhar no espelho que seca o leite kkkk aí é cada uma

  • Danielle Gomes

    Não podemos esquecer de: não pode usar calça jeans. Vai continuar usando salto? Vai fazer sexagem? Vc tem que fazer sexagem!!! Vai usar só vestido agora!!ta enjoada? Vc não sentiu uma mudança maravilhosa na sua vida? Agora vai conhecer o verdadeiro amor! affffffffff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *