Papo Antenado

PAPO ANTENADO COM DANIELA FINOTTI

------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ela é mãe de trigêmeos, gêmeos e tem dois enteados, com uma rotina que muitas famílias ficariam arrepiadas só de pensar, nossa entrevistada agora é a Dani Finotti uma mãe de muitos filhos com uma vida curiosa. Conheça sua história!

familia13

1 – Ter uma família grande como nos tempos das nossas avós, pode parecer algo impossível para muitos casais, seja pelo alto custo de vida ou pela dificuldade em organizar a rotina de uma família com tantos membros. Dani conta para a gente como funciona o dia a dia na sua família?

Com uma família grande como a nossa, a rotina deve ser estruturada e afinada para podermos dar conta de tudo! O Tiago acabou de virar universitário – está fazendo música na UFCE – e agora não mora mais conosco. Nós acordamos as 05:50 e por volta de 06:45 o meu marido leva a Carol, o João e a Isabela em numa escola e o Diogo noutra. Enquanto isto eu levo o José e o Gabriel na creche. É o tempo que tenho para resolver necessidades da nossa casa e cuidar de mim, como ir na academia. Pego o trio na escola por volta das 12:30 e o Diogo para almoçar e na sequencia ajudar na rotina de estudos de todos. Nem vejo o tempo passar e já está na hora de pegar os gêmeos! Aí é o tempo de todos se curtirem, jogar, ler, para jantar lá pelas 19:00 e depois todos vão dormir entre 20:00 e 20:30. Com certeza eu não conseguiria tudo sem a ajuda da Naná, me braço direito e esquerdo.

No final de semana é diferente! Temos alguns compromissos, como ir nos escoteiros, mas realmente procuramos fazer atividades diferentes para sair da rotina da semana. Assim vamos em parques, no clube, passeamos de bicicletas, etc.

O custo de manter a família é alto, e de longe, o maior custo é relacionado a educação! Para procurar se manter a gente procura opções de lazer mais em conta ou gratuitas, como teatro no SESC e cinema em dias de promoção!  Também para economizar, quando vou visitar o meu pai, abato um boi e uso um açougueiro local prepara toda a carne. Também trago carneiro, frango, carvão além de frutas e verduras da época!

familia12

Foto: Maria Izabel Frazão

2 – Uma família com muitos filhos nem sempre está nos planos de muitos casais. Como aconteceu o crescimento da sua família? Tudo foi planejado?

Não, não foi planejado! Sempre pensava em ter dois filho quatro no máximo, mas sempre gostei muito de crianças – sempre apareço nas fotos de família ajudando a cuidar dos meus primos mais novos. Conheci o Edson, que já tinha o Tiago e o Diogo. Aí que eu e o meu marido não conseguíamos engravidar e resolvemos usar mão da biotecnologia: após inserirmos dois embriões, ficamos grávidos do João e da Carolina e da Isabela – o embrião que deu origem a elas se dividiu e lá estava eu grávida de trigêmeos. Alguns anos mais tarde nós decidimos ter mais um filho e após algumas tentativas frustradas inserindo um embrião, decidimos inserir dois embriões e aqui estamos com o Gabriel e o José! Foi assim, meio de sopetão, mas com muita vontade, que cheguei a cinco filhos e dois enteados! – Você trabalha fora ou sua vida é dedicada só para seus filhos? Você tem babá ou conta com ajuda de uma pessoa de confiança?

Hoje eu não trabalho fora e me dedico por completo para os meus filhos, enteados e a nossa casa e também tenho um blog, www.mamaedemuitos.com, onde compartilho as alegrias e os desafios de uma família como a nossa!

Eu tenho a sorte de ter a Naná, uma senhora que mora conosco há nove anos. Nós consideramos a Naná uma pessoa da nossa família e é sim de nossa confiança. As crianças a adoram! A Naná prepara a maioria das refeições, ajuda no cuidado com as crianças e na limpeza da casa. Ainda temos faxineira que vem periodicamente para dar uma limpeza geral.

Daniela Finotti

Foto: Helena Pazzetti

3 – Você trabalha fora ou sua vida é dedicada só para seus filhos? Você tem babá ou conta com ajuda de uma pessoa de confiança?

Hoje eu não trabalho fora e me dedico por completo para os meus filhos, enteados e a nossa casa e também tenho um blog, www.mamaedemuitos.com, onde compartilho as alegrias e os desafios de uma família como a nossa!

Leia mais:  Papo antenado com Dani Cabrera

Eu tenho a sorte de ter a Naná, uma senhora que mora conosco há nove anos. Nós consideramos a Naná uma pessoa da nossa família e é sim de nossa confiança. As crianças a adoram! A Naná prepara a maioria das refeições, ajuda no cuidado com as crianças e na limpeza da casa. Ainda temos faxineira que vem periodicamente para dar uma limpeza geral.

Daniela Finotti

4 – Como é sair e viajar com tantos filhos? Você tem medo de perdê-los ou de acontecer alguma coisa? Essa é uma experiência que vale a pena você contar episódios, caso tenha!

Isto sempre é uma aventura!!! Em viagens de poucos dias normalmente uma ou duas pessoas vão de ônibus ou de avião! Quando fazemos viagem longas, como de férias, nós vamos em dois carros. Temos um carro normal – da empresa do marido – e um nosso que é sete lugares. No topo do nosso carro levamos uma daquelas tartarugas onde vão as mochilas – sim, mochilas, pois cada um faz a sua bagagem, além de que mochilas são maleáveis e bem apertadinhas cabem lá na tartaruga. Lógico que também temos histórias: uma vez numa parada eu pensei que a Naná estava com o meu marido e ele pensou que ela estivesse comigo! Sorte que nem saímos do posto, pois a Isabela perguntou: -A Naná não vai? Aí é que me toquei que tinha deixado a Naná no posto!

Já viajei com cinco para os EUA. Aprontei e inventei algumas para superar o medo de perder um na multidão. Fiz um colar, tipo um crachá, com o nome e todas as informações para nos acharem caso se perdessem. Também fiz camisetas iguais para todos, assim todo mundo se achava facilmente no meio do povo, além, de ter ficado muito engraçado!

familia11

5 – Como foram suas gestações? Os cuidados que você teve com o corpo, pele e saúde já que gravidez múltipla as mulheres tendem a engordar um pouco mais.

A primeira gestação foi muito difícil! No início eu emagreci uns 8 kg, de tanto que eu enjoava. Depois de montarmos o quarto deles, tive abertura do colo do útero e com 24 semanas fiquei na maternidade até as 28 semanas quando os trigêmeos nasceram. Vocês podem imaginar o tamanho da minha barriga.

Já a segunda gravidez foi mais tranquila, apesar de eu ter ficado de repouso em casa nos dois últimos meses, também porque o colo do útero também estava fino. Fiquei com a barriga ainda maior!

Vocês acreditam que eu não tenho nenhuma estria na barriga? A receita foi o maridão passar um creme caseiro da minha família pelo menos 2 vezes ao dia.

  • 1 lata azul de nívea
  • 1 tubo de hypoglós
  • 1 ampola de arovit (vitamina A)
  • 1 frasco de 100 ml de óleo de amêndoas
  • Mistura todos os ingredientes e coloca num tubo limpo e passa nos seios, barriga e bumbum.

familia8

6 – Como é a relação das crianças uma com as outras? Elas brigam muito, existe “guerrinha” de vez enquanto na sua casa?

É uma ralação complexa: Se amam, são muito amigos, brincam juntos num momento e em seguida estão brigando. Como cada um tem um temperamento, existe mais briga entre alguns deles, como por exemplo o João e a Isabela, um que tem o “pavio mais curto” com a outra que é mais destemida e decidida. Chega a ser engraçado, noto que o José “briga” para ter espaço com os três irmãos de nove anos!

Quando estas guerrinhas ocorrem temos que deixar até um dado limite, pois acredito que eles devem resolver os seus conflitos!

familia10

Foto: Maria Izabel Frazão

7 – O que é ser mãe pra você?

Hoje ser mãe é preparar estas pessoinhas para o mundo lá fora! É amar, é cuidar, é divertir, é sofrer, é chorar, é preocupar, e principalmente saber doar….

É ser motorista, professora, nutricionista, cozinheira, psicóloga,

Também é ficar com cabelo branco, olheira, …e sempre ter um gostinho de que queria dormir um pouco mais!

Dani obrigada pelo carinho e disponibilidade de passar um pouco da sua linda experiência para nossas leitoras. : )

Cuidados com bebê recém-nascido


------------ Espalhe amor #compartilhe ------------
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *