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10 dicas para seu filho ter uma alimentação mais saudável

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Hora do almoço ou jantar e começa a missão impossível: pela milésima vez, você tenta fazer com que as crianças comam uma refeição equilibrada, com verduras, legumes, grãos, proteínas etc. Ou simplesmente que comam – qualquer coisa. Que é o meu caso aqui em casa!

A queixa de que o filho não come bem é uma das mais comuns e antigas nos consultórios pediátricos. Eu mesma já levei minha filha várias vezes no consultório com essa preocupação. Afinal, qual mãe não quer que seu filho tenha uma alimentação saudável ?

E hoje separei uma pesquisa com dez dicas para seu filho ter uma alimentação mais saudável, será que dá? Bom, até eu vou tentar aplicar essas dicas. Vamos juntas ?

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1 – Muita cor e diversão. Ofereça à criança cardápios coloridos e servidos de forma divertida. Você pode criar desenhos ao servir a comida no prato.

2 – Oferecer acessórios adaptados para que seus filhos possam comer mais facilmente (por exemplo, utensílios adaptados à sua idade, copos com bico tipo canudo, cadeirões altos) e encorajar as refeições em família sempre que possível;

Dica: Na loja Mimoo Toys’n Dolls você encontra toda uma linha divertida como os da foto. Compre aqui!

3 – Fique atenta a sinais de fome e de saciedade de seus filhos e servir porções adaptadas à sua idade, para evitar que comam demasiado. Ensine a criançada a reconhecer os sinais de saciedade e a comer lentamente; 

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4 – Coloque os alimentos que compõem a refeição separadamente no prato ou em cumbucas individuais. Eles devem ter cores e texturas diferentes. Deixe a criança se servir sozinha e provar cada uma das diferentes porções.

5 – Faça desenhos em cima do purê de batata. Nada complicado: pode ser um círculo ou uma espiral com ervilhas frescas ou congeladas. Não use as enlatadas – a questão não é apenas nutricional, é estética, porque as ervilhas de lata são moles demais e sua cor não é tão bonita.

Outra idéia é espetar flores de brócolis japonês cozidas al dente sobre o purê. Fica mais gostoso quando é a própria criança quem faz a decoração de seu prato.

6 – Leve as crianças para a cozinha. Quando elas mesmas preparam os alimentos, certamente vão querer provar o que fizeram. É uma experiência lúdica, prazerosa, como deve ser a relação com a comida.

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7 – Faça com que a hora das refeições seja agradável, sem estresse nem distração. Evitar expor as crianças às telas (televisão, computador, etc.) antes da idade de dois anos, a partir desta idade, limitar o tempo passado diante de uma tela a 1-2 horas por dia. Encorajar seus filhos a manter atividade física. 

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8 – Não faça ameaças de nenhum tipo, como dizer para seu filho que, se ele não comer, ficará doente e terá de ir ao médico. Aliás, quando a criança está doente mesmo, não a obrigue a comer. Mantenha a tranqüilidade e espere até ela sentir fome (isso é um sinal de que ela está se recuperando).

Dica: Converse com o pediatra se seu filho não comer e nem beber nada por muitas horas. Eu, particularmente não acho normal a criança nem tomar leite.

9 – Premiar quem come tudo também não é uma boa prática. É comum os adultos sugerirem que a criança deve comer os legumes, por exemplo, para poder ter a sobremesa. Nenhuma parte da refeição é um prêmio, cada uma tem a sua função, porção e lugar.

10 – Fazer boas escolhas alimentares é um processo complexo e tem consequências a curto e longo prazo para a saúde. Não é fácil, mas uma educação alimentar bem feita na infância fará de seus filhos adultos mais saudáveis, vivendo com mais qualidade.

Finalmente, um dos melhores meios de encorajar seus filhos a se alimentar de forma saudável consiste em dar o bom exemplo.

Quero saber o truque que você usa… Me conta nos comentários?

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Créditos para imagens
Foto: Sidney Doll para Mimoo Toys´n Dolls
Produção: Fernanda Emmerick
Realização: Mix Conteúdo em parceria com Mini Mundo

Cuidados com bebê recém-nascido


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Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

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