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Grávida pode praticar Pole Dance ? Dicas e cuidados para prática

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Você é praticante de Pole Dance e descobriu que está grávida? Parabéns! Mas aposto que uma das dúvidas que pintou na sua cabeça, se grávida pode praticar Pole Dance

Fui pesquisar o assunto e separei algumas dicas e cuidados para prática. Continue lendo…Que fazer exercícios na gestação é importante, isso você já sabe. Os exercícios melhoram a sua disposição consideravelmente, previnem os inchaços típicos dessa fase, ajudam a diminuir a dor lombar com o crescimento da barriga, previnem e controlam o diabetes. Quer mais? Praticar exercícios melhora a depressão pós-parto e aumenta autoestima!

Veja também : SAIBA TUDO SOBRE A PRÁTICA DO PILATES NA GESTAÇÃO E OS BENEFÍCIOS

Mas e o Pole Dance?

Como todo exercício, tem suas vantagens e desvantagens durante a gravidez. O Pole é divertido, fortalece os músculos, proporciona atividades aeróbicas e ainda te faz se sentir mais bonita e poderosa. Além disso, fortalece a lombar e os músculos abdominais inferiores, muito importantes para sustentar o barrigão. E qual a desvantagem? Bom, a desvantagem é basicamente que você pode cair. Por mais que você também possa cair andando no meio da rua, no pole existe um risco de queda de uma certa altura, caso você esteja no alto da barra, ou mesmo se você se desequilibrar numa posição de cabeça para baixo.É preciso tomar cuidado com a altura e diminuir as escaladas e as inversões conforme a barriga comece a crescer. Sits, giros, transições, entradas e saídas da barra, etc. Existe um mundo de possibilidades no pole dance com o pé no chão ou com pouca altura. Aproveite para explorá-las! A partir do 5° mês, você pode passar a investir na limpeza dos movimentos, na linha, ponta de pé, leveza dos giros, e também nos movimentos sensuais e de floorwork. Uma oportunidade única para você ficar expert em bodywave e combos de giros!

Eu não recomendaria aprender movimentos novos nessa fase, apenas treinar aquilo que você já domina completamente, e sempre com cuidado. O seu treino deverá ser sempre de intensidade leve a moderada, com supervisão do professor.

Além disso, as grávidas devem tomar cuidado com o aquecimento exagerado do corpo, que pode ocorrer com o exercício, seja ele qual for. Beba muita água durante a aula e e abuse dos shorts e tops. Na aula de flex, use roupas mais fresquinhas, respire sempre, com tranquilidade, e faça pausas para beber água.

Algumas questões:

Quando devo avisar o professor de Pole que estou grávida?

Assim que você ficar sabendo. Ele vai saber melhor qual seu nível de intimidade com a barra e sua capacidade física para adaptar melhor os exercícios. Além disso, vai te entender quando você não conseguir realizar algum exercício e vai ficar de olho em você, te ajudando mais de perto.

Posso ficar de cabeça pra baixo?

Sim. Não há nenhum problema para você ou para o bebê em ficar de cabeça pra baixo. Mas você deve tomar cuidado ao retornar para a posição normal, pois nesse momento você pode sentir tontura. Esteja sempre com um professor perto de você, para que te dê apoio caso sinta algum desconforto. E é recomendável que você limite e pare completamente com as inversões conforme a barriga for crescendo, pois o seu centro de gravidade vai mudar e você vai ter dificuldade de se equilibrar, correndo o risco de cair.

Posso fazer exercícios com a barriga no chão, por exemplo, a esfinge?

Sim. Acontece que com o crescimento da barriga, você já não vai conseguir mesmo fazer, pois vai provavelmente sentir desconforto ou falta de ar. Aí você deve avisar ao professor e fazer um outro exercício no lugar.

Leia mais:  A fantástica fase dos dois anos de idade da criança.

Posso fazer pontes?

Sim. Mas assim como no caso da esfinge, com o tempo o barrigão vai te deixar com falta de ar ao fazer a ponte e então você deve parar. É bom sempre fazer a ponte com a ajuda do professor, assim se você sentir tontura ou falta de ar, ele te ajuda a voltar ao chão com segurança.

Posso fazer abdominal?

Sim. Os músculos abdominais fortes vão te ajudar a segurar o peso da barriga. Os principais são os inferiores. Conforme a barriga for crescendo, você não vai ficar confortável deitada no chão por muito tempo, e vai sentir bastante pressão na barriga ao fazer abdominais clássicos, então o ideal é fazer abdominais na barra (abraçando a barra na trava básica – de inversão – eleve as pernas e volte sem tocar no chão).

Posso fazer exercícios aeróbicos?

Sim, e são muito importantes (sempre com liberação médica). Aproveite para explorar a parte da dança que há no Pole. Você vai amar!

Existe um tempo mínimo anterior de Pole necessário para que eu continue a atividade durante a gravidez?

Não. Não existe nenhuma comprovação científica de que um tempo mínimo de prática anterior te habilite ou não a continuar no Pole. É necessário que seu médico te libere para a prática e que seu professor também esteja de acordo e te supervisionando. Cada escola estabelece suas próprias regras em relação às alunas grávidas. Algumas exigem tempo mínimo, outras o atestado médico e outras até mesmo um declaração de responsabilidade da mãe. Portanto, consulte sua escola e seu instrutor.O mais importante de tudo é que seu obstetra tenha conhecimento do que é o Pole Dance e te libere para a prática. Cada mulher é única, assim como cada gravidez. As regras acima são para mulheres com gravidez de baixo risco, mas quem pode dizer isso para você é o seu médico. Não tenha medo de fazer todas as perguntas para ele ou ela, tirar suas dúvidas e explicar direitinho como funciona o pole.

Veja também : GINECOLOGISTA E OBSTETRA APONTA 5 MITOS E VERDADES SOBRE A GRAVIDEZ

Opinião do Obstetra Alfonso Massanguer

Todas as atividades são indicadas durante esse período, desde que não haja impacto na barriga. No caso do pole dance, ele alerta que é necessário ter cuidado nos movimentos e sempre contar com um acompanhante ao lado. “O exercício alinhado com alongamentos e movimentos simples podem fortalecer as costas, além de benefícios como: controle de peso, pressão estável, redução de dores e melhora de sono”, conta o médico.

O especialista desvenda o mito de que ‘grávida deve ficar de repouso’ e conta que praticar exercícios não faz mal a ninguém, principalmente para gestantes, que podem se exercitar em qualquer momento da gestação.

“Apenas as mulheres que nunca praticaram exercícios inusitados devem evitar movimentos bruscos e, no caso do pole dance, deve ser evitado por gestantes iniciantes”, finaliza o obstetra.

Veja o vídeo de uma gravidinha fazendo o Pole Dance!

Gostou? Que tal clicar na coroinha dando like? E bora comentar…. Beijos meninas!

Fontes: Pole Friends e www.ageimagem.com.br e Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra

Fotos: Canal World News e Sara Joel

Cuidados com bebê recém-nascido


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Estilista, empreendedora e mãe de 2 crianças lindas, idealizei o blog em 2013 quando senti dificuldades de informações e temas variados em um único site. Hoje o blog virou revista, interagindo com a movimentação de informações e dicas pesquisadas com carinho para passar para minhas seguidoras.

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