Dicas para você não engordar muito na gestação

Por Patrícia Azevedo em 04/06/2017 -

Separei algumas dicas para você não engordar muito na gestação e manter o bem estar e a auto-estima neste período.

Todo mundo sabe que um dos maiores medo e o mais comuns das grávidas é ganhar peso demais durante a gestação e, pior ainda, manter os quilos extras depois do parto.

gestação

Foto: shutterstock

É importante dissuadir-se da ideia de que é preciso comer por dois. Aumentar de 9 a 12 quilos é normal. Ganhar um peso muito além disso pode ser ruim tanto para mãe quanto para o bebê.

Veja nossa dicas:

A gestação não é momento de pensar em perder peso. Apesar de curtir sem neuras, lembre-se de que 300 calorias extras diariamente já são suficientes na adaptação da dieta.

Procure alimentar-se a cada 3 horas. Para manter-se bem disposta, o truque é ter aquele lanchinho à mão. Para levar ao trabalho, invista em opções práticas; como frutas, iogurtes e mix de castanhas. Para evitar a fome constante, torradas leves salgadas são boas opções.

Para contornar o enjôo matutino, deixe alimentos secos (polvilho, biscoito) ao lado da cabeceira da cama. Mande um deles para dentro antes mesmo de se levantar;

Cereais integrais são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para minimizar o desconforto com o enjôo;

Consuma cálcio (leite e derivados), mineral determinante para garantir a saúde óssea da mãe;

Não esqueça o ferro (carne, grãos) para evitar anemia;

Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácido fólico (folhas verde-escuras), pois ele garante a formação do tubo neural do bebê;

Coma um filé de peixe, frango ou carne magra todos os dias. Além de dar a sensação de saciedade, esses alimentos garantem proteínas suficientes para o bebê e ainda ajudam a dar elasticidade à sua pele, evitando estrias;

Para a sobremesa, ela recomenda frutas com canela: “Maçã ou banana podem ser assadas, no forno ou no micro-ondas”. Mas, se bater aquela vontade de um chocolate, não dispense: opte por um tablete com cerca de 30g;

Faça suas refeições com calma, sem pressa de engolir os alimentos. Isso ajuda a lidar com os sintomas de gravidez, facilita a sua digestão e evita que você coma mais do que sua fome exige realmente exige;

Cuidado com os alimentos dietéticos e adoçantes em excesso. Eles contêm substâncias químicas. Converse com seu médico a respeito;

Corte as frituras e empanados durante os nove meses. Estes alimentos só irão engordá-la, pois possuem um tipo de gordura que não é utilizada nem pelo seu organismo, nem pelo de seu bebê;

Vá com calma nos exercícios!

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Atividades físicas que ofereçam risco de queda, comprometam o equilíbrio ou exijam mudanças repentinas de posição são contra-indicadas. Por outro lado, se o obstetra autorizar, aulas de baixo impacto (na água, por exemplo) e alongamento são interessantes.

Pratique hidroginástica. É ótimo para manter em ação toda a musculatura de seu corpo e sem causar nenhum tipo de impacto que possa comprometer o bebê;

Alongue-se. Ajuda a manter o equilíbrio do seu corpo e evita sobrecargas na coluna;

Para evitar o inchaço, comum no último trimestre, é importante ingerir bastante líquido e moderar no consumo de sal;

Fuja das bebidas alcoólicas;

Não tome remédios para emagrecer, como moderadores de apetite ou aceleradores do metabolismo. Podem fazer mal a você e ao seu bebê. Consulte sempre seu médico;

Não faça dieta por conta própria. Procure uma nutricionista para ajudá-la a montar um cardápio.

Fontes: claudia.abril e minhavida.com.br


1 Comentário

  1. ketlyn disse:

    S.O.S ME AJUDE PFV

    bom vou explicar bem rapido facil e simples
    minha ultima menstruação foi no final do mes passado so nao me lembro o dia
    dia 13/06 agora tive rlç sexuais sem camisinha e ele gozou dentro
    estou em perio fertio
    queria saber
    1-provavelmente estou gravida ?
    2-quais os sintomas nos primeiros dias ?
    3-como entender as semanas da gravides ?
    4-oque nao ps fazer oque nao ps comer oque no ps beber na gravides ?

    agradeço des de ja obgd bjs

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