Você sabe quando esta no período fértil?

Por Patrícia Azevedo em 30/08/2017 -

Você sabe quando esta no período fértil? periodo-fertil

Pesquisa revela que 59% das brasileiras não sabem quando estão no período fértil - Ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães alerta sobre a importância do autoconhecimento para fertilidade e prevenção de doenças.

Pesquisa realizada pelo site de maternidade, Trocando Fraldas, entrevistou 12.000 mulheres em todo país em agosto de 2017 através de um questionário disponibilizado no portal. Após o levantamento baseado nas respostas das participantes foi constatado que metade das entrevistadas desconhece o período da ovulação e quando estão mais propensas a engravidar, principalmente na região Norte com a porcentagem de 55%.

O ginecologista e obstetra, Dr. Alberto Guimarães, defensor do parto humanizado e fundador do Parto Sem Medo, diz que a falta de conhecimento entre as mulheres sobre o próprio corpo infelizmente é comum. Segundo o médico entre os princípios do parto humanizado está o autoconhecimento, sobretudo a humanização e a quebra de tabus, através observação e sensibilidade à própria natureza.

“A educação sexual e fértil ajuda não somente a engravidar ou evitar a gestação, mas é fundamental para o diagnóstico de possíveis problemas. A mulher que conhece o próprio corpo saberá que algo não bem e irá buscar ajuda”, ressalta o obstetra.

COMO SABER SE ESTOU NO PERÍODO FÉRTIL? período-fértil-tabelinha

O período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Por isso o cálculo da tabelinha é importante para calcular quando esse período inciará.

O período fértil feminino dura aproximadamente seis dias e tecnicamente falando, a gravidez se torna possível exatamente nesse período do mês. Se você não quer engravidar tenha bastante cuidado nas relações sexuais que manter durante este período.

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?

A gravidez só pode acontecer durante o período fértil da mulher. No entanto, quando exposta a algumas condições essa regra pode sim ser quebrada. As situações em a gravidez é possível fora do período são:

Se a mulher estiver exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual
Quando um espermatozoide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo, caso mais possível para quem tem secura vaginal e falta de lubrificação natural ( pois a acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação)
Efeitos colaterais de medicamentos tais como antidepressivos e ansiolíticos
Apesar das chances de uma gravidez fora deste período ser mais difíceis para ter certeza de que não irá engravidar é preciso recorrer a métodos contraceptivos de grande confiança tais como o anticoncepcional e a o preservativo. Se você utilizar um destes dois métodos são muito pequenas as chances de fecundação.

Sobre o Dr. Alberto Guimarães

Ginecologista e obstetra, defensor dos conceitos de parto humanizado, o médico encabeça a criação do Programa Parto Sem Medo, um novo modelo de assistência à parturiente onde enfatiza que o parto é um evento de máxima feminilidade e a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana.

Fonte parte do texto e fotos: nursing.com.br

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Posts mais lidos

Cremes para Estrias

Avaliação dos cremes para Estrias

Na gravidez temos muitas preocupações e dúvidas, uma delas é o medo das Estrias. Veja minha avaliação dos cremes que usei na minha última gestação.

65 Pessoas gostaram
Foto do Benjamin

Inspiração: Idéias de fotos para registrar os meses do bebê.

Veja agora idéias para registrar todos os meses do seu bebê até 1 ano de idade.

43 Pessoas gostaram
Ensaio de gestante

Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Dores na gravidez é uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez? Veja Agora!

211 Pessoas gostaram

INSTAGRAM @GRAVIDASEANTENADAS