Saiba tudo sobre hormônios da gravidez

Por Patrícia Azevedo em 23/04/2018 -

Saiba tudo sobre hormônios da gravidez. Durante toda sua vida, sua saúde e bem-estar dependem de hormônios, os mensageiros químicos que coordenam e controlam a função das células e dos órgãos. Durante a gravidez, os hormônios têm um papel ainda mais importante, ajudando a proteger e nutrir seu bebê e preparar seu corpo para o nascimento e a maternidade. Em cada trimestre da gravidez, você passará por uma montanha russa de mudanças físicas e emocionais, graças ao aumento e queda de diversos hormônios.

hormonios-na-gravidezFoto: nace.igenomix.com.br

Como esse sobe-e-desce dos níveis hormonais afetarão seu corpo e suas emoções? Veja a tabela abaixo para entender os hormônios da gravidez mais importantes, sobre quais suas funções e como eles farão você se sentir.

 

Hormônio Quando está mais Ativo Função Sintomas Relacionados
Hormônio Luteinizante (LH) Ovulação Regula o estrogênio  
Hormônio Folículo-Estimulante (FSH) Ovulação Estimula ovulação  
Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) Primeiro
trimestre da
gravidez
Favorece o aumento
da produção de
estrogênio e
progesterona
“Brilho” da gravidez
Enjoos
Estrogênio Durante toda a
vida adulta;
aumenta no
primeiro
trimestre
Promove o
crescimento da
placenta
Enjoos
Alterações de humor
Progesterona Durante toda a
vida adulta;
aumenta no
primeiro
trimestre
Ajuda a formar o
revestimento do
útero; aumenta o
fluxo sanguíneo nos
peitos e na área
pélvica
Fadiga
Problemas digestivos
“Brilho” da gravidez
Alterações de humor
Relaxina Terceiro
Trimestre
Relaxa e prepara os
ligamentos para o
trabalho de parto
Relaxa articulações e
ligamentos
Dor na área pélvica
Dilatação durante o
trabalho de parto
Ocitocina Terceiro
trimestre e após
a gravidez
Promove a criação de
laços entre você e
seu bebê; estimula o
fluxo do leite durante
a amamentação
Formas sintéticas
podem ser utilizadas
para induzir o
trabalho de parto.
Promove sentimentos de
amor e confiança
Criação de Laços
Estado eufórico após o
parto
Prolactina Terceiro
trimestre e após a gravidez
Dá início à produção
de leite
Ingurgitamento do leite
Estado eufórico após o parto

 

Hormônios Têm Um Papel Importante Para A Gravidez
Quando falamos de fertilidade, existem dois hormônios essenciais: o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH). O LH regula os níveis de estrogênio em seu corpo e age junto do FSH para estimular o desenvolvimento e liberação e óvulos.

HCG Traz o Veredito “Você Está Grávida”
Pouco tempo depois do óvulo se fixar na parede uterina, a placenta começa a se formar e seu corpo começa a produzir o hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse é um dos principais hormônios da gravidez que seu corpo produzirá no primeiro trimestre e a quantidade de hCG dobrará no intervalo de poucos dias nessas primeiras semanas. O hCG faz com que os ovários deixem de produzir óvulos e sinaliza para o corpo produzir mais estrogênio e progesterona. Somente mulheres grávidas produzem esse hormônio, que entra em sua urina e corrente sanguínea, e por isso os testes de gravidez de farmácia são feitos para detectá-lo. Tenha em mente que, se você estiver nos estágios iniciais da gravidez, talvez a quantidade de hCG em seu corpo ainda seja muito pequena para obter um teste positivo, portanto, tente fazer outro teste de gravidez baseado em hormônios uma semana depois se ainda tiver dúvidas. Após a confirmação, se estiver tentando saber há quanto tempo está grávida é possível estimar por meio da calculadora gestacional de Pampers.

Além de dar um maior fluxo arterial, que traz um ar corado para a mulher grávida, o hCG também é responsável por aquele “brilho da gravidez” especial. Como a produção desse hormônio e da progesterona aumentam, as glândulas da sua pele secretam mais óleo, trazendo o brilho.

Junto do brilho, os médicos acreditam que o hCG também é um dos hormônios responsáveis pelos enjoos.

VEJA TAMBÉM : DICAS DE ITENS LEGAIS PARA COMPLETAR SEU ENXOVAL

Alguns Hormônios Não São Exclusivos Da Gravidez
Os principais hormônios que seu corpo produz durante a gravidez, o estrogênio e a progesterona, estão ativos desde a puberdade. Juntos, esses hormônios regulam seu ciclo menstrual e o desenvolvimento das características do sexo feminino. No início da gravidez, os níveis desses hormônios aumentam de semana a semana, e esse aumento interrompe seu ciclo menstrual e promove o crescimento da placenta. O estrogênio e a progesterona também auxiliam na formação do revestimento de seu útero, aumentando o fluxo sanguíneo na área da pélvis e dos peitos e relaxando os músculos uterinos. Esses também são os hormônios da gravidez responsáveis pelas intensas emoções e alterações de humor que você talvez experimente durante sua gestação. Depois que o bebê nascer, os níveis desses hormônios cairão, o que pode levar algumas mulheres à depressão pós-parto.

Além disso, em se tratando de fadiga e problemas digestivos, talvez a progesterona seja a grande culpada. Durante os estágios iniciais da gravidez, seus níveis de progesterona aumentarão, fazendo com que você se sinta cansada. Ao mesmo tempo, esse aumento da progesterona também torna o movimento de alimentos mais lento em seu sistema digestivo, podendo causar gases ou constipação.

A Relaxina Prepara Seu Corpo Para O Nascimento
Durante os estágios finais da gravidez, um hormônio chamado relaxina prepara seu corpo para o trabalho de parto. Ele ajuda a relaxar os ligamentos e as articulações na área pélvica, para que sua pélvis possa se expandir durante o parto. A Relaxina também suaviza o cérvix.

A Ocitocina Promove a Criação De Laços Com Seu Bebê
Apelidado de “hormônio do amor e da confiança”, o papel da ocitocina é o de promover a criação de laços entre mães e seus filhos. Embora a ocitocina sintética possa ser utilizada para induzir o trabalho de parto, não há evidências de que a ocitocina natural, produzida pelo seu corpo, contribua com o processo do parto. Depois da gravidez, a ocitocina é um dos hormônios que ajuda a estimular a produção de leite durante a amamentação.

A Prolactina Promove O Fluxo De Leite
A Prolactina é responsável por dar início à produção do leite materno, e seu corpo libera esse hormônio durante e após a gravidez. Ele inicia e aumenta a produção do leite, mas o ato de amamentar ou retirar o leite faz com que o corpo libere mais hormônio, aumentando, por sua vez, a produção do leite.

Durante o período de sua gravidez, você provavelmente passará por muitas mudanças, que são principalmente promovidas pelos hormônios. Separe algum tempo para aprender sobre todas as coisas maravilhosas que os hormônios da gravidez estão ajudando seu corpo a realizar, e fale com seu parceiro sobre isso também, pois assim, ele poderá te ajudar em cada passo dessa caminhada.

Fonte: Site Pampers 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!




Posts mais lidos

gravidez

10 cremes para evitar estrias na gestação e dicas de cuidados

Veja agora os cuidados que você deve ter na gestação e dicas de cremes para estrias.

59 Pessoas gostaram
Foto do Benjamin

Inspiração: Idéias de fotos para registrar os meses do bebê.

Veja agora idéias para registrar todos os meses do seu bebê até 1 ano de idade.

57 Pessoas gostaram
Ensaio de gestante

Dores na Gravidez – O Que é Normal?

Dores na gravidez é uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais dores não são normais na gravidez? Veja Agora!

326 Pessoas gostaram

INSTAGRAM @GRAVIDASEANTENADAS