• Patricia Azevedo

10 ATITUDES PARA ALIVIAR O CIÚME DO IRMÃO MAIS VELHO

Quando engravidamos do segundo ou terceiro filho ou filha, um dos pontos que nos vem a cabeça é como o primogênito vai se comportar em relação ao novo membro da família, para dar aquele "help" separei algumas dicas de como podemos driblar essa situação.


Foto: Pinterest


1 – Muita brincadeira. Dê ao primogênito muita massinha de modelar, lápis de cor, etc. Quando a criança brinca, tem a oportunidade de expressar seus sentimentos.


2 - Aceite a ajuda da criança e deixe-a se aproximar do bebê.


3 – Reserve um período para cada um dos filhos.


4 – Respeite a rejeição quando ela aparecer. Se a criança não quer ver nem tocar o novo irmãozinho (a), não force. Ela precisa de um tempo.


5 – Quando o mais velho ainda é muito pequeno, a atenção é muito importante. Sente-se para brincar com ele, faça passeios e não exija demais do pequeno. Lembre-se: ele também é um bebê.


6 – Por incrível que pareça, é mais complicado lidar com o ciúme do adolescente. Como ele já é grande, tem consciência do que sente e se culpa por isso. Muito afeto e carinho são fundamentais.


7 – Nunca faça comparações do tipo: “O outro só chorava. Em compensação, este é um anjo; só mama e dorme”.


8 – Peça para as visitas não chegarem logo perguntando do bebezinho e darem mais atenção ao primogênito.


9 – Jamais leve seu filho mais velho para casa da avó. Lembre-se: o recém-nascido não entende ainda, mas o primogênito pode se sentir rejeitado.


10 – Paciência e muito carinho são essenciais para que seu filho supere esses conflitos. E eu tenho uma dica que funcionou super bem pra mim e com minha irmã. Quando a Madú nasceu, já imaginei que ganharíamos muitos presentes e para o Caio (meu filho mais velho) não ficar chateado, compramos um presente bem bacana e assim que ele foi visitar a Madú na maternidade, damos o presente (que era uma coisa que ele queria muito) e falamos que aquele presente era da Madú para o irmãozinho que ela tanto ama, com muito carinho e amor. Ele ficou tão emocionado e feliz que nem se importou com os presentes que a irmãzinha ganhava. Também conversávamos muito com ele, como ele já tem 10 anos de fato é mais fácil. Agora com a minha irmã, por exemplo, o Matheus seu filho mais velho, tem quatro anos foi mais complicado, mas com muita conversa e também o truque dó presente na Maternidade, as coisas foram fluindo. Ser mãe acima de tudo é ter jogo de cintura né meninas? Mas com muita paciência e amor, tiramos de letra. Fonte da pesquisa “10 Atitudes para aliviar o ciúme do irmão(a) mais velho”. : Livro Mãe...e agora? Da Dra. Carla Góes Sallet

11 visualizações0 comentário