• Patricia Azevedo

8 ATITUDES QUE ESPERAMOS DOS PADRINHOS DOS NOSSOS FILHOS

A dica que vou dar, antes de relacionar o papel dos #padrinhos, é um pensamento de alerta de como fazer a escolha certa, que muitas vezes, decidimos por impulso.


Olá antenadas, resolvi compartilhar as atitudes que esperamos dos padrinhos dos nossos filhos. Muitas leitoras aqui "gravidinhas", devem estar no momento de quem escolher para batizar o seu maior tesouro “o bebê”, não é uma escolha tão simples para muitas famílias, ainda mais quem tem muitos irmãos, amigos ou tios queridos, eu mesma fiquei na dúvida de 3 casais. A dica que vou dar, antes de relacionar o papel dos padrinhos, é um pensamento de alerta de como fazer a escolha certa, que muitas vezes, decidimos por impulso.


#pensamento - Pense o seguinte... a função original do padrinho é tutelar a criança caso, por razões diversas, ela perca os pais. Por isso, diferentemente do que se pensa, é interessante escolher alguém jovem o suficiente para isso e que não só dê conta do recado como goste de fazê-lo por você, caso seja necessário.


Foto: littleblessingschristenings.com


O que é Madrinha?


Madrinha é o nome dado a figura de um indivíduo do sexo feminino que se compromete em cuidar e proteger algo ou alguém, a partir do ritual do apadrinhamento.


As relações entre madrinha e afilhado (nome dado para a pessoa que é apadrinhado) são comuns no âmbito religioso. O principal exemplo é a chamada "madrinha de batismo", ou seja, uma mulher que acompanha a criança no ritual de batismo, comprometendo-se a assistir e ajudar na educação de seu afilhado, como se fosse uma "segunda imagem materna" da criança.


Aliás, etimologicamente, o termo "madrinha" tem as suas origens na palavra do latim mater, que significa "mãe" na tradução para o português. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma "segunda mãe".


Popularmente no Brasil, as madrinhas de batismo também são conhecidas pela forma diminutiva de "dinda".


Agora vou relacionar as atitudes que esse casal deve ter na vida do seu (a) filho (a).


1 – Presença A presença é sem dúvida o primeiro da lista, acredito que a presença da pessoa é muito mais importante do que os presentes dados em épocas comemorativas. Participar da vida e educação de uma criança, além de ser prazeroso, é sem dúvida saudável para relação com os padrinhos.


2 – Educação Conversar, ler historinhas, ensinar o certo e errado e até mesmo dar uma “bronquinha” quando merecer, também é papel dos padrinhos.


3 – Situações difíceis Os padrinhos devem apoiar o (a) afilhado (a) nas horas de necessidade, pode ser uma nota vermelha na escola, uma ida no hospital, ou até motivos mais sérios, se os pais da criança ou do jovem precisar de um help, bora ajudar!


4 – Emoções Quando os padrinhos se emocionam junto com os pais, pode ser por uma simples apresentação na escola, eles demostram que também são entregues de corpo e alma para seu filho. Isso é maravilhoso!


5 – Responsabilidades Quando escolhemos o segundo pai e a segunda mãe para nossos filhos, logo esperamos que eles tenham a responsabilidade de zelar pela criação deles. O batismo é um presente de Deus, assim como a vida dos nossos pequenos.


6 – Confiança Assim como a responsabilidade, a confiança é aplicada nos padrinhos. Como disse acima, qualquer coisa que aconteça aos pais da criança, os cuidados serão remetidos aos padrinhos, tanto a criação da criança quanto os cuidados com a educação, bem-estar e tudo mais o que os pais da criança se preocupariam.


7 – Amizade Estabeleça uma amizade com seu afilhado (a), procure saber o que ele (a) gosta ou não, os interesses da criança, o que ele gosta de fazer, enfim... porque não passar um final de semana juntos?


8 – Mimos e Presentes Estar presente com seu (a) afilhado (a), não é dar presentes, não é mimar, mas é realizar todas as tarefas acima. Dê presentes e mimos na hora certa e nos momentos certos. : ) E abaixo alguns detalhes enviados pelas leitoras, que achei importantíssimo: A missão dos padrinhos é ajudar os pais na orientação religiosa dos afilhados. Afinal, o batismo é sim, um ato religioso, um sacramento. Senão, seria realizado em qualquer lugar, por qualquer um e não numa igreja ou templo por um padre ou pastor, conforme a religião de cada um.


Por: Andreia Só acrescentando que padrinhos de batismo é referente a religião… Cada religião tem seu batismo e devemos respeitar todas, porem quando escolhe um padrinho de Batismo sua maior missão é ensinar, orientar seu afilhado na religião a que pertence!! Por: Janaína Amei ajudinha meninas. : )


Compartilhe com os padrinhos dos seus filhos! bjs

32 visualizações
  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Grávidas e Antenadas - Patrícia Azevedo CPF 258835688-58 - Rua Severino Vilar Filho, 218 - São Paulo/SP Cep 05127-110

Whatsapp 11-99269 0363 - Horário de atendimento Seg. à Sábado das 9 até 18h

Prazo de Despacho de 1 dia útil e prazos de acordo com a localização.

Políticas de Entregas e Devoluções

© 2019 Grávidas e Antenadas - Desenvolvido por Digital Expresso