• Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2019 Grávidas e Antenadas - Desenvolvido por PaAz Marketing Digital Express

  • Patricia Azevedo

APARELHOS ELETRÔNICOS x brinquedos educativos

Vamos tirar as crianças dos eletrônicos? Hoje vou apresentar brinquedos educativos para atrair seus filhos para um mundo lúdico e cheio de diversões sem ser nos tablets ou celulares. Continue lendo...


Foto: Atelie RA


As crianças de hoje, praticamente desde que nascem demonstram uma familiaridade impressionante com smartphones, computadores e tablets. Essa é uma tendência que se torna motivo de preocupação para pais, pediatras e psicólogos, que abordam as possíveis consequências negativas que podem surgir com o uso excessivo desses aparelhos. Como podemos proteger nossos filhos na sociedade atual?


Aproveitando o mês das #crianças. Separei alguns #brinquedos educativos da Loja Atelie RA

para atrair seus filhos para um mundo lúdico e divertido sem o uso dos eletrônicos.


Interagir com outras crianças é muito importante para o desenvolvimento.

No universo infantil, as brincadeiras são ferramentas por excelência que atuam ludicamente no processo do desenvolvimento de várias habilidades como raciocínio, atenção, memória, capacidade de se relacionar com outras crianças e tudo mais que a imaginação dos pequenos permitir e se seu filho(a) tem a possibilidade de brincar com outras crianças melhor ainda.

Fugindo dos eletrônicos e monitorando seu filho(a)

Quando a preocupação está relacionada ao acesso de conteúdo nas redes, indico sempre explicar sobre quais são os sites mais apropriados de acordo com a idade, o desenvolvimento e a maturidade de cada um. Mesmo que existam tecnologias avançadas, como filtros e sistemas de segurança que bloqueiam mensagens proibidas ou inseguras e permitem que os conteúdos acessados pelos filhos sejam monitorados de qualquer local, a recomendação ainda é a conversa. Um diálogo aberto e respeitoso com a crianças ou adolescente pode ajudar a transmitir valores importantes que os pais desejam que perdurem ao longo do tempo na vida de seus filhos.


O que eu gosto na loja da Atelier RA que ela tem brinquedos educativos mostrando como é o mundo dos adultos, feitos em madeira, materiais apropriados para nossos pequenos e no estilo lúdico, ela traduz nosso mundo de forma divertida para cada idade. O importante aqui é você apresentar brinquedos atrativos, assim as chances de você conseguir monitorar seu filho(a) aumentam e a criança vai perdendo cada vez mais o interesse no mundo virtual.


Conheça mais os produtos dessa loja encantado aqui e aproveito o dia das crianças para presentear os pequenos com brinquedos incríveis e que eles vão adorar. CLIQUE AQUI!


Ainda com nossas dicas...

Não é só comprar o item mais colorido e funcional da loja. O principal cuidado é oferecer brinquedos educativos adequados para cada idade. Uma criança muito pequena não pode ter um brinquedo com peças que possam ser engolidas, arrancadas, com arestas que possam machucar. A Atelier RA tem esse cuidado e com certeza irá orientar você qual o brinquedo adequado para seu filho.


Penteadeira infantil - Compre aqui!


Entenda os benefícios e males da tecnologia

O uso abusivo das tecnologias também pode prejudicar a saúde da criança. Dores na nuca, nos olhos e nos polegares, assim como desconfortos musculares, podem ser sinais de excesso de uso dos eletrônicos, além disso, caso não sejam estabelecidos limites, a tecnologia pode atrapalhar a qualidade de sono e rendimento dos pequenos.


Por outro lado, os benefícios e os aspectos positivos da tecnologia são inegáveis, simplificando a vida e ajudando no cotidiano, fornecendo informação, cultura, educação, inclusive nas escolas. A profissional afirma que usar aparelhos eletrônicos possibilita que a criança crie senso crítico, estimule a criatividade e o raciocínio, lide com desafios e adquira visão estratégica.


Filho de peixe, peixinho é

As crianças seguem exemplos, certo? Sendo assim, o melhor jeito de incentivar o uso moderado é que os pais também procurem um equilíbrio na hora de utilizar os equipamentos. Lógico que como adulto você tem mais liberdade, mas respeite as regras que impõe. Evite usar nas refeições e nos momentos íntimos da família. A cumplicidade entre pais e filhos, a orientação e a conversa aberta são as melhores formas de manter a segurança da criança e uso dos aparelhos eletrônicos de forma saudável, seja do computador, do telefone celular, dos videogames, tablets ou de qualquer outra tecnologia.


Outra forma de você distrair seu filho(a) é fazendo a tal educação alimentar de uma maneira muito bacana. Você pode comprar um mini mercado como este COMPRE AQUI, e ensina-lo(a) a importância de cada alimento no seu desenvolvimento.


Minha filha a Madú, tem 4 aninhos e não comia frutas e nem verduras, bingo! quando comprei esse mercadinho pra ela e explicando de maneira divertida a importancia de cada alimento, ela sentiu vontade de explementar várias coisas novas.


Os brinquedos de hoje não exigem muito da criatividade infantil, tudo já vem pronto, basta apenas “brincar”. Com o surgimento da internet essa tendência aumentou mais ainda. Aparelhos eletrônicos como smartphones, videos games, notebooks, computadores e tablets tornaram-se obrigatórios na vida das crianças, sem eles é o mesmo que estar fora de sintonia com o mundo. Tudo isso acaba levando os pais a gastar dinheiro por essas novas tendências tecnológicas, chegando ao ponto às vezes comprometer a renda familiar. Afinal, pai e mãe nunca gostam de desagradar os filhos (apesar de algumas vezes isso ser necessário), ainda mais que a criançada geralmente cai em lágrimas quando não tem um pedido atendido.


Atualmente esses brinquedos são uma “febre mundial”. Muitos deles contribuem para o desenvolvimento lógico infantil e interatividade com o mundo virtual. Alguns são bem educativos como os jogos oferecidos neste site. Incrível como as crianças desde cedo já sabem manusear um smartphone, baixar aplicativos, navegar na internet, jogar no computador e videogame. Elas próprias acabam virando “professores” dos pais quando o assunto é tecnologia; ensinando do simples fato de pesquisar no “Google” a ver vídeos no youtube, conectar a rede wi fi e muito mais. Para a maioria dos pais deixar os filhos “preso” a este mundo tecnológico é uma forma também de protegê-los da violência do mundo lá fora, já que não conseguem dar uma atenção melhor aos filhos por conta da rotina cansativa de trabalho. Muitos desses pais quando chegam em casa só pensam em dormir e se preparar para a próxima “batalha” do dia. Afinal, por que tanto interesse dos pequenos que mal saíram da fraldas nesse mundo virtual? Por que esses brinquedos são tão bons a ponto de praticamente apagar da memória as brincadeiras de antigamente?


E o que eu gosto na loja Atelier RA é exatamente isso, algum tempo atrás investi em uma mini cozinha para a Madú e ela amou, consegui incluir nas suas atividades uma brincadeira divertida que não fosse baixar um novo joguinho no tablet por exemplo e isso fez muito bem a ela.


Foi essa mini cozinha que eu comprei para a Madú - COMPRE AQUI!

O custo benefício foi muito mais atrativo em todas as formas e isso pesou muito para eu decidir na hora da compra.

Infelizmente tudo em excesso é prejudicial, não sendo diferente às crianças em relação ao uso precoce da internet e brinquedos mais modernos. Esses hábitos podem ocasionar problemas como obesidade infantil, sedentarismo, noites mal dormidas, dores cabeças e dependência. A falta de atividades físicas já se tornou algo muito preocupante para o público infantil. Para se ter uma ideia o sedentarismo mata mais que o diabetes, custa duas vezes mais que a obesidade e três vezes mais que o tabagismo - tanto que é mais comum as pessoas terem familiares sedentários que fumantes.


Só o fato de a criança pular, correr, pedalar e se movimentar brincando já faz dela uma pessoa mais ativa fisicamente. É importante que os pais busquem alternativas para preencher o tempo das crianças com brincadeiras físicas também, nem que seja por 1 ou 2 horas ao dia. O ideal é que os pais brinquem junto com os filhos, seja uma “criança” para suas crianças, estas atitudes irão até mesmo estimular os pais a praticar atividade física e sair do sedentarismo. Afinal, como foi dito antes, os filhos também são professores dos pais, neste caso seria um “personal trainer mirim”.


Sabe-se que equilibrar melhor as brincadeiras das crianças não é uma tarefa das mais fáceis aos pais. Por conta da rotina de trabalho, insegurança nas ruas e o próprio comodismo ofertado pela tecnologia, conforme foi dito anteriormente, mas garanto que vale muito a pena.


Fotos e brinquedos loja: www.atelierra.com.br

115 visualizações