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  • Patricia Azevedo

CUIDADOS QUE A GESTANTE DEVE TER AO PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

Diminuição das complicações obstétricas, controle do ganho de peso da mãe, atuação no estado psicológico e social e diminuição da depressão e estresse, são apenas alguns dos benefícios da atividade física durante a gestação.


Também é importante continuar a prática das atividades no pós-parto, claro, dentro de limites estipulados por um médico.



Quando iniciar a atividade física no período da gestação? Sendo praticante ou não, você precisa conversar com o obstetra. De maneira geral, as mamães são aconselhadas a iniciar após a 12º semana de gestação, principalmente para as gestantes que não praticavam antes, ou seja, mulheres sedentárias. Mas quais os cuidados que a grávida deve ter ao praticar atividade física? Bom, relacionei 20 cuidados que acho importantíssimo nesse período, fiz esta pesquisa pensando no bem-estar das gravidinhas. Bora lá, porque ficar linda e cuidar do corpo e mente só nos deixa bem.

  • É importante se exercitar 3 vezes por semana, pelo menos. Um profissional poderá orientá-la quanto a duração e intensidade.

  • Se você mantinha uma rotina de atividades físicas antes de engravidar, seu condicionamento físico estará, provavelmente, bom. Mesmo assim comece devagar e vá avançando aos poucos.

  • Atividade física, desde que feita sob supervisão de um profissional, não faz mal ao bebê. Basta apenas respeitar os limites de seu corpo.

  • Faça pausas regulares e mantenha-se hidratada. Beba muita água!

  • Um clima muito quente ou muito frio pode gerar desconforto e mal-estar. Evite se exercitar nessas condições.

  • Praticar atividades física com muita intensidade pode ser prejudicial. Cansaço e dificuldades de respirar podem indicar que não há muito oxigênio disponível para você e o bebê.

  • Atenção as roupas: elas devem ser leves, confortáveis e não devem apertar a barriga.

  • O mesmo cuidado com os calçados: eles devem ser confortáveis e específicos para atividades físicas. Assim, eles diminuem o risco de lesões e de grandes impactos nas articulações.

  • A natação e a hidroginástica são atividades muito comuns entre as gestantes. Mas a atenção deve ser dada a temperatura da água: ela deve estar entre 30º C e 32 º C.

  • Esportes radicais, terrenos irregulares, muito íngremes e rochosos devem ser evitados para não causar grande impacto nas articulações.

  • Exercícios aeróbicos devem ser praticados sob supervisão de um profissional para que uma determinada frequência cardíaca seja respeitada (geralmente entre 130 e 150 batimentos por minuto).

  • Evite atividades onde há uma grande competitividade e contato físico.

  • Nunca se esqueça de se alongar antes e após a atividade física.

  • A musculação pode ser feita desde que seja acompanhada por um profissional. Ele vai orientar quanto a modalidade e a carga (deve-se cuidar para não sobrecarregar a da região lombar).

  • Cada período da gestação demanda atividades físicas diferentes. Converse com um profissional.

  • Não descuide da sua alimentação. Tenha um cardápio rico em frutas, verduras e alimentos integrais.

  • Durma bem e o suficiente para ter disposição durante o dia.

  • Esteja atenta a sua respiração durante a atividade física, não a prenda continuamente.

  • Faça uma série de exames para saber quais atividades físicas (mesmo benéficas) você não está apta a praticar.

  • Pare imediatamente a atividade física caso sinta qualquer anormalidade como dores e tonturas.

Separei também alguns looks que você pode se inspirar, faça uma linda trança, passe um batom e arrase!!! lembrando que o importante é o seu conforto!


Muitas gravidinhas me escreveram pedindo um post sobre a atividade física, espero que gostem. : ) E se você não achou o assunto de seu interesse aqui, me manda aqui nos comentários, que vamos pesquisar. Ok? Beijos,  


Texto: Patrícia Azevedo

Fontes: Manual da Mamãe e Doutíssima

Foto principal e capa: thehealthyhomeeconomist

Fotos dos looks: Pinterest e Tumblr

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