• Patricia Azevedo

DICAS PARA VOCÊ NÃO ENGORDAR MUITO NA GESTAÇÃO

Separei algumas dicas para você não engordar muito na #gestação e manter o bem estar e a auto-estima neste período.



Foto: shutterstock


É importante dissuadir-se da ideia de que é preciso comer por dois. Aumentar de 9 a 12 quilos é normal. Ganhar um peso muito além disso pode ser ruim tanto para mãe quanto para o bebê.


Veja nossa dicas:

A gestação não é momento de pensar em perder peso. Apesar de curtir sem neuras, lembre-se de que 300 calorias extras diariamente já são suficientes na adaptação da dieta.

Procure alimentar-se a cada 3 horas. Para manter-se bem disposta, o truque é ter aquele lanchinho à mão.


Para levar ao trabalho, invista em opções práticas; como frutas, iogurtes e mix de castanhas. Para evitar a fome constante, torradas leves salgadas são boas opções.


Para contornar o enjôo matutino, deixe alimentos secos (polvilho, biscoito) ao lado da cabeceira da cama. Mande um deles para dentro antes mesmo de se levantar;


Cereais integrais são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para minimizar o desconforto com o enjôo;


Consuma cálcio (leite e derivados), mineral determinante para garantir a saúde óssea da mãe;


Não esqueça o ferro (carne, grãos) para evitar anemia;

Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácido fólico (folhas verde-escuras), pois ele garante a formação do tubo neural do bebê;

Coma um filé de peixe, frango ou carne magra todos os dias. Além de dar a sensação de saciedade, esses alimentos garantem proteínas suficientes para o bebê e ainda ajudam a dar elasticidade à sua pele, evitando estrias;


Para a sobremesa, ela recomenda frutas com canela: “Maçã ou banana podem ser assadas, no forno ou no micro-ondas”. Mas, se bater aquela vontade de um chocolate, não dispense: opte por um tablete com cerca de 30g;


Faça suas refeições com calma, sem pressa de engolir os alimentos. Isso ajuda a lidar com os sintomas de gravidez, facilita a sua digestão e evita que você coma mais do que sua fome exige realmente exige;


Cuidado com os alimentos dietéticos e adoçantes em excesso. Eles contêm substâncias químicas. Converse com seu médico a respeito;


Corte as frituras e empanados durante os nove meses. Estes alimentos só irão engordá-la, pois possuem um tipo de gordura que não é utilizada nem pelo seu organismo, nem pelo de seu bebê;


Vá com calma nos exercícios!


Atividades físicas que ofereçam risco de queda, comprometam o equilíbrio ou exijam mudanças repentinas de posição são contra-indicadas. Por outro lado, se o obstetra autorizar, aulas de baixo impacto (na água, por exemplo) e alongamento são interessantes.


Pratique hidroginástica. É ótimo para manter em ação toda a musculatura de seu corpo e sem causar nenhum tipo de impacto que possa comprometer o bebê;


Alongue-se. Ajuda a manter o equilíbrio do seu corpo e evita sobrecargas na coluna;


Para evitar o inchaço, comum no último trimestre, é importante ingerir bastante líquido e moderar no consumo de sal;


Fuja das bebidas alcoólicas;


Não tome remédios para emagrecer, como moderadores de apetite ou aceleradores do metabolismo. Podem fazer mal a você e ao seu bebê. Consulte sempre seu médico;


Não faça dieta por conta própria. Procure uma nutricionista para ajudá-la a montar um cardápio.

Fontes: claudia.abril e minhavida.com.br

8 visualizações
  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Grávidas e Antenadas - Patrícia Azevedo CPF 258835688-58 - Rua Severino Vilar Filho, 218 - São Paulo/SP Cep 05127-110

Whatsapp 11-99269 0363 - Horário de atendimento Seg. à Sábado das 9 até 18h

Prazo de Despacho de 1 dia útil e prazos de acordo com a localização.

Políticas de Entregas e Devoluções

© 2019 Grávidas e Antenadas - Desenvolvido por Digital Expresso