• Patricia Azevedo

LOMBALGIA GESTACIONAL

Alguém aí teve ou tem dor na coluna durante a #gravidez ?


A dor nas costas durante a gestação ou após o parto é uma queixa bastante comum. Estima-se que entre 24% a 90% das #mulheres no período de gestação apresentam dor lombar ou dor na região pélvica. Do quinto ao sétimo mês de gravidez é o período de maior acometimento, mas pode iniciar-se à partir da oitava semana.


Mulheres que já apresentavam história pregressa de dor nas costas antes de #engravidar tem maior chance de sofrer com a coluna durante a gestação. Uma verdadeira transformação ocorre no corpo da #mulher no período gestacional.


Hormônios como a Relaxina e o Estrógeno, provocam uma maior frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia, uma mudança para a preparação para o momento do parto. As alterações na postura durante a gravidez auxiliam na manutenção da posição ereta enquanto o crescimento do feto e o aumento do útero provocam um aumento do peso da mulher (quase 1/5 de acréscimo no peso) e afetam o equilíbrio do corpo.


O aumento do peso é concentrado inicialmente na #barriga e os músculos abdominais vão perdendo o seu tônus pela distensão do útero que cresce. Isto acarreta um aumento da lordose lombar e gera uma sobrecarga na porção inferior da #coluna.


Muitas das mulheres acreditam que após o parto a dor irá desaparecer. Porém, na média, cerca de 1/3 das mulheres ainda apresenta dor após o parto. A fisioterapia tem um papel fundamental durante e após o período de gestação com o objetivo de reduzir a dor e auxiliar na preparação para o #parto com exercícios específicos para a região pélvica. Além disso, o tratamento pode envolver orientações gerais, exercícios, terapia manual e a combinação desses tratamentos.


Orientamos também alguns exercícios para serem realizados em casa, como as técnicas de relaxamento, treino da respiração, alongamentos, dentre outros. Um estudo publicado em 2014 na Revista JOSPT buscou e comprovou que a fisioterapia proporciona ótimos resultados no alívio da dor durante o período gestacional. Algumas dicas para a prevenção e tratamento da Dor na #Coluna:


Hidroterapia


A água proporciona muito conforto para as gestantes. Ela ajuda a flutuar e o peso da barriga praticamente desaparece. As grávidas se sentem mais livres para realizar os movimentos, favorecendo o alívio dos sintomas. Além disso, a água relaxa todo o corpo e deixa o bebê mais tranquilo.


Pilates


O #pilates é um exercício postural, que trabalha o fortalecimento e o alongamento. Utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer diferentes grupamentos musculares. Essa atividade melhora a postura, tonifica os músculos do #abdômen e da região lombar da coluna, diminuindo as dores que as #gestantes sentem.


Exercícios em casa


Os exercícios de alongamento muscular auxiliam na melhora da dor lombar. O ideal é manter a postura sustentada por 30 segundos e a respiração livre e solta, puxando pelo nariz e soltando pela boca.


Espero que tenham gostado!!! Beijos Meninas!!


Agradecimentos: Jackie Ribeiro

Instagram - @mamaedebemcomespelho

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