- Patricia Azevedo
POSIÇÕES PARA FAZER O BEBÊ ARROTAR E DICAS PARA O PAPAI PARTICIPAR
Fazer o #bebê arrotar: essa é uma tarefa necessária que pode acabar se tornando muito demorada.
O problema é que muitas vezes isso acontece de madrugada, momento em que algumas horas de sono são mais do esperadas, são muito importantes para que as mulheres descansem e recuperem a energia gasta ao longo do dia com os cuidados com o bebê.
Pensando nisso, trazemos a seguir uma posição diferente da que você provavelmente está acostumada. Ela promete ajudar muito, já que faz o bebê arrotar mais rápido:

Por que os bebês precisam arrotar?
Os bebês precisam arrotar para eliminar todo o ar que ingerem naturalmente enquanto mamam. Esse ar, quando engolido, segue para o sistema digestivo, causando satisfação antecipada – fazendo com que a criança tome menos leite do que o necessário – e também desconforto. Sendo assim, colocar o bebê para arrotar após as mamadas é obrigatório durante seus primeiros meses de vida.
“Logo que o bebê nasce, o seio ainda produz leite em menor quantidade e a criança ainda não sabe sugar perfeitamente. Isso faz com que, principalmente se não estiver mamando em uma posição adequada, sugue também o ar, que vai para o estômago”, explica Cid Fernando Pinheiro, pai de Felipe e Guilherme, coordenador das equipes de pediatria do Hospital São Luiz e professor na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
A posição tradicional
No Brasil, a posição mais utilizada pelas mães na hora de fazer o bebê arrotar é a seguinte: elas seguram o pequeno no colo, com as costas eretas e a cabeça apoiada no ombro materno. Sobre ele, uma toalhinha para proteger a mulher. O tempo para arrotar varia bastante de bebê. Alguns demoram mais, outros demoram menos. No entanto, a espera pode ultrapassar 10 minutos.
Posição diferente
A posição diferente da que a adotada pela maioria das mães é bastante simples e consiste em colocar o bebê sentado no colo da mãe. Sua cabecinha deve ficar apoiada em uma das mãos. Com a outra, a mãe deve dar tapinhas leves nas costas da criança.
Essa posição é muito comum em países como Estados Unidos. As mães brasileiras que já testaram confirmam que traz resultado, fazendo com que o arroto do bebê venha mais rápido.
Dica: Use uma toalhinha ou fralda nos ombros para evitar sujar sua roupa. Olha essa que fofa que separei para você. É da @lojinhamoderninha e você pode comprar aqui!

Leia ainda: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EVITAR A SÍNDROME DA MORTE SÚBITA
Ajuda do papai

Durante o processo de #amamentação o pai pode se sentir rejeitado uma vez que a mãe e o bebê estão literalmente ligados um ao outro por várias horas durante o dia. Além do que, o leite produzido pela mãe é um alimento precioso para o bebê. Mas, é importante que o pai também participe do processo de amamentação.
Ele pode ajudar a mãe e segurar a criança no intervalo de um peito e outro.
Uma dica valiosa é a participação do pai no final da mamada, ajudando no momento do arroto.
Dica: Tenha sempre um paninho por perto, pois pode ser que volte um pouco de leite.
Muitas vezes, no meio da mamada o bebê pode chorar, provavelmente é porque ele precisa arrotar. Mas, se o bebê não arrotar, não se preocupe, é porque ele não precisa.
Fonte: Facebook/amamente, gestacaobebe.com.br e revista Pais e Filhos
Fotos: Google Images